Marcadores

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Abril Despedaçado


Estava com este filme na lista para ver já havia um tempo, então ele foi sugerido em um clube de filmes que participo e aproveitei para conferir esta maravilhosa obra de Walter Salles.

O longa é uma adaptação tropical do livro de mesmo título do escritor libanês Ismail Kadaré.
Embora o roteiro tenha sido transportado para o sertão brasileiro, a história se manteve fiel (com exceção do desfecho).

A historia gira em torno de uma rixa de famílias. Como uma tradição, assim que se esgota a trégua determinada por uma mancha de sangue, um membro da família rival vai vingar a morte de seu parente, matando assim o membro da outra família. E assim, ocorre com a outra família, dando o direito de vingar seu morto. E isso vai ocorrendo através de gerações, um ciclo de sangue sem fim. Tudo isso sob o contexto do sertão nordestino.

Abril Despedaçado é um dos filmes mais existencialistas que já vi. Cheio de cenas poéticas ele aborda o conflito de Tonho, que preso ao destino imposto pelas tradições de sua família, ele vive sem conhecer nada alem daquele lugar, daquela existência, mas almeja, mesmo que através das fabulas criadas por interpretação de figuras em um livro quebrar aquela corrente e ser dono de seu próprio destino. 

Acho que é a melhor direção de Walter Salles, as imagens chegam a ser líricas. De uma poesia tocante. Rodrigo Santoro esta maravilhoso em seu Tonho. Provando mais uma vez ser muito mais que um rostinho bonito. Alias todo o elenco está maravilhoso, se encaixando perfeitamente em seus personagens. Lembrou-me muito a serie Um Dia de Maria. Mas achei ainda melhor. Quero ler o livro, já que o final é diferente.

O filme oferece um ótimo conteúdo para discussão filosófica já que é cheio de significados. É daqueles filmes para dar altas viajadas. Pena que não foi tão discutido no clube em que foi sugerido, quem sabe posto um especial sobre ele futuramente. Na minha opinião acredito ser uma das melhores produções brasileiras.

IMDB: 7,6
NOTA: 9/10
Recomendado para quem curte poesia em forma de imagens.
Trailer: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário