Marcadores

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os Embalos de Sábado à noite


Saturday Night Fever - 1977
O retrato de uma geração. Este filme se tornou ícone dos anos 70, assim como do cinema, conhecido no mundo inteiro como mais um representante da força cinematográfica na disseminação da cultura. Eu mesmo nunca tinha visto o filme, mas já tinha ouvido falar muito, conhecia suas musicas e até mesmo imitava alguns passinhos de dança de cenas do filme que vi esporadicamente. Os Embalos de Sábado a Noite pode-se dizer que é um daqueles fenômenos cinematográficos.

O seu sucesso esta alem de sua historia. Acompanhando a rotina de um rapaz de 19 anos que mora na periferia e trabalha no comercio local, ele é responsável com o sustento de sua família. A noite, como todo jovem sai com os amigos para curtir numa danceteria, e ali ele se torna o melhor naquilo que faz. O rei das pistas de dança. Invejado pelos rapazes, idolatrado pelas meninas. O Retrato da juventude que emerge do filme é, bastante amargo e realista, até mesmo cruel. Nele, os globos de espelhos das boates funcionam apenas como uma fantasia escapista para jovens suburbanos cuja perspectiva de futuro é, para dizer o mínimo, sombria.
O filme foi baseado num artigo que falava sobre a o comportamento dos jovens americanos com relação à diversão, destacando as Disco Musics. Assim nascera o personagem de Tony Manero interpretado por John Travolta. Ele era a personificação daquele jovem, daquela geração, mostrando no filme que sua vida ia muito alem das pistas.

 Alem de sua boa historia e de ter um ótimo protagonista o maior feito do filme foi o impacto que ele causou em todo o mundo. Influenciando milhares de jovens no mundo inteiro. E se tornando atemporal, pois seu titulo tornou-se maior que sua historia, catapultando a carreira de Travolta. Minha mãe mesmo é exemplo de influencia daquela época, Segundo ela o único lugar que se tinha para ir era as discotecas, dançar como Tony Manero, alem claro que ele era o maior galã da época. Até hoje minha mãe vê as fotos do ator é ainda suspira se recordando com saudades dos tempos da brilhantina.

Eu peguei apenas resquícios desta influência, mas respeito muito este filme que se pode intitular como um dos clássicos do cinema ou ícone de uma geração.

IMDB: 6,8
NOTA:7/10
Recomendado á todos que gostam de cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário