Marcadores

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima

 A Conquista da Honra 
Flags of Our Fathers - 2006
Eu tinha curiosidade de ver este filme, porque ele, junto com o filme Cartas de Iwo Jima mostra os dois lados de um mesmo conflito. A Segunda Guerra Mundial. A batalha pela ilha japonesa de Iwo Jima. Neste Flags On The Fathers, o roteiro se estende bem mais do que somente a batalha, na verdade, a batalha de Iwo Jima é apenas o pano de fundo para mostrar como funcionava a propaganda no exercito, onde bastava uma foto para soldados virarem heróis e correrem o país atrás de fundos para a Guerra.

Dirigido por Clint Eastwood, a produção tem uma ótima parte técnica, com destaque para a trilha sonora, não somente as musicas, mas também a mixagem do som. Os atores estão muito bem, e a historia entretém, mas dá uma rateada no final.

O filme não me atraiu muito, ele começa devagar, tem algumas cenas de guerra bastante violenta, mas ai da uma caída, e assim segue até o final. Só cheguei mesmo ao final para poder completar o filme, pois já havia perdido o interesse na historia. 

IMDB:  7.1
NOTA:6/10
Recomendado para quem gosta de filmes com a tematica da Segunda Guerra Mundial
Trailer:




Cartas de Iwo Jima
Letters from Iwo Jima - 2006
O outro lado da moeda. Letters From Iwo Jima mostra a batalha pelo lado japonês.
Diferente do filme do lado americano, este foca mais na batalha em si, para defender o território japonês. 

Resolvi assisti na seguência, primeiro A Conquista da Honra e logo após, este Cartas de Iwo Jima. E acredito que esta também era a idéia do diretor Clint Eastwood, ao filmar as duas produções praticamente ao mesmo tempo. Dando para cada lado da batalha um filme que justifique seus erros, acertos e anseios. 

Enquanto A Conquista da Honra o enredo foque mais um dos maiores espólios culturais ianques, a propaganda e a forma de se fazer dinheiro com ela. O lado japonês já concentra mais na relação dos soldados entre si e as dificuldades passadas pelos mesmos, que se preparavam para a difícil batalha a seguir.
Focando em um general com métodos inovadores, Letters From Iwo Jima mostra a bravura com que este liderou seus comandados que a batalha destinada a terminar em poucos dias acabou durando muito mais tempo.

IMDB: 8.0
NOTA: 7/10
Recomendado para quem gosta de filmes com a tematica da Segunda Guerra Mundial
Trailer:

Um comentário:

  1. O "Flags of our fathers" é um dos filmes que rolam aqui no HD e eu nunca me sinto com paciência pra assistir. Já Cartas de Iwo Jima foi um dos melhores filmes do Clint Eastwood pra mim, achei muito legal, e até, assim, DIGNO, da parte dele, rodar o filme em japonês, já que Hollywood tem essa tendência de dominar a produção até o último fio de cabelo.

    O final me decepcionou um pouco, aliás como boa parte dos filmes dele, que não "fecha", ele vai até um ponto determinado, mostra o que acontece e encerra. Em determinados casos funciona, mas não gosto dessa abertura a interpretações (o que acontece com o rapaz ali na praia, ele morre, ou volta para o Japão, etc)... Mas no geral é um filme excelente.

    ResponderExcluir