Marcadores

sábado, 24 de setembro de 2011

Contos Proibidos do Marquês de Sade


Quills ­– 2000
Sempre me interessei pela obra do Marquês. Mais pela sua polemica do que propriamente pelo autor.  Sade acabou virando um verbete que define uma pratica que busca o prazer através da dor alheia, colocando a satisfação pessoal em primeiro plano. Por se tratar do Marquês de Sade imaginei que o filme fosse pesadíssimo, já que tudo que vem do Marquês é carregado de sexo e dor. Vide Saló do Pasolini, baseado no livro 120 dias Sodoma do Marquês.

Este longa dirigido pelo diretor Philip Kaufman de A Insustentável Leveza do Ser, aborda os anos que o Marquês de Sade já se encontrava preso. Alias, ele passou grande parte de sua vida preso devido a devassidão em que vivia, pois chocava a sociedade da época. Na historia do filme mostra como o ele conseguia publicar seus textos pornográficos de dentro da prisão, que na verdade era um sanatório, já que sua impulsividade sexual era tida como doença ( é acredito que seja até hoje). Os livros eram publicados com ajuda de uma camareira que nutria por ele um misto de medo e fascinação. Logo atraiu a atenção de Napoleão que enviou um medico com o objetivo de calar seu autor.

Mesmo se tratando de uma pessoa vil, Geoffrey Rush de O Discurso do Rei consegue que o expectador simpatize com o personagem.  O roteiro baseado em uma peça escrita pelo próprio roteirista do filme desenvolve uma narrativa interessante e sedutora. O diretor consegue passar bem o clima de perturbação, mas ainda assim achei que é pouco se tratando de Sade. Talvez tenha evitado aprofundar-se muito nas facetas mais sombrias do personagem.

Outro ponto interessante da narrativa é a abordagem que se dá para a hipocrisia. Sade é condenado pelas mesmas pessoas que consomem sua obra. Naquela época, era comum se esconder atrás de imagens conservadoras e puritanas, reprimindo seus desejos. Os textos do Marquês trazia essa libertação por isso tinha sucesso ao mesmo tempo em que chocava. 

É um bom filme, e acredito que o diretor se limitou um pouco para tentar atingir um publico maior, geralmente podado pelos produtores, como sempre acontece. Mas ainda assim o filme saiu aqui para maiores de 18 anos.  Uma boa opção para quem quer conhecer mais sobre essa enigmática e chocante personalidade.

IMDB:  7,3
NOTA: 7/10
Recomendado para quem tem interesse pelo Marquês de Sade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário