Marcadores

sábado, 28 de maio de 2011

A Vida dos Outros

Quando este filme ganhou  o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro  do Labirinto do Fauno do Guillermo del Toro, eu custei a aceitar que um filme como o Labirinto poderia perder para este que parecia, olhando pela sinopse, bem chato. Mas fiquei intrigado com o que ele ofereceria para desbancar tamanho concorrente, assim A Vida dos Outros ficou na lista por um bom tempo para ser visto, até agora.

O filme é ambientado na Alemanha Oriental, na época da Guerra Fria. O Estado persegue e vigia as pessoas, mantendo assim um regime forçado através de uma policia secreta, que conta com milhares de pessoas como informantes. Qualquer atitude suspeita é relatada a esta policia que usa de métodos pouco ortodoxos  para inquirir seus suspeitos.  Muitos movimentos sócio-culturais são vigiados de perto para que não tenha idéias contra o Estado. Assim a policia se aproxima de um escritor potencialmente perigoso e já que não tem como incriminá-lo passa a vigiá-lo em tempo integral, atrás de um motivo para prendê-lo.  Ai entra em cena um destacado oficial, já com bastante experiência tanto em interrogatórios quanto em espionagem. E passa a vigiar o escritor e sua mulher.

Aparentemente é um roteiro simples, dependendo da condução pode ser até chato e parado, mas o filme é muito mais do que isso. Ele passa idéias sutis indo muito alem das questões políticas.
O filme é centrado em Wiesler, o agente da policia. Ele é escolhido para essa missão por ser um oficial de muita experiência. Logo ele monta um esquema de espionagem no apartamento do escritor, com escutas e grampos no telefone. Ele se muda para o andar de cima do apartamento da vitima, e faz vigília 24 horas, escutando tudo e sabendo de tudo que acontece com o rapaz e a sua namorada. 

Wiesler tem uma vida simples, mora sozinho, tem poucos amigos e faz da TV sua companhia.  Sua vida é vazia, sem emoções. Ele vive para o trabalho e não tem muita atividade social. Já o casal, um escritor e uma atriz, já bem conhecidos na Alemanha oriental tem uma vida mais agitada, mas pulsante, culturalmente falando.Aos poucos Wisler é atraído para a vida dessas pessoas, e o filme fica bem interessante.

Não vou falar mais, para não estragar o filme, mas em Das Leben der Anderen, onde todos são vigiados, cada personagem guarda um segredo e ao longo do filme somos absorvidos estes personagens e seus segredos.  Méritos do trabalho maravilhoso do ator Ulrich Mühe no papel do agente, assim como o excepcional desempenho do casal vividos por Sebastian Koch e Martina Gedeck.  Com um ótimo roteiro e excelentes atores é certo que seria um bom filme.

Tocando de forma brilhante  nos aspectos frágeis do ser humano, o longa expõe as partes mais vulneráveis, seja do lado manipulativo, o emocionalmente quebrado ou até mesmo o psicológico instável. É um filme que te ganha pelo panorama de personagens interessantes e altamente fascinantes.

IMDB: 8,5
NOTA: 9/10
Recomendado para quem curte filmes com intrigas e espionagem.

Trailer:




Um comentário:

  1. excelente filme! um dos melhores finais que já vi num filme. realmente, personagens fascinantes, nunca unilaterais. um dos primeiros filmes que assisti no pc.

    ResponderExcluir