Marcadores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Espíritos 1 e 2


Espíritos – A Morte está ao Seu Lado
Shutter - 2004
Lembro que sai dos cinemas assombrado depois de assistir este filme, isso em 2004. Oito anos depois decidi rever-lo para poder ver a sua seguencia, que alias, não tem nada haver com o primeiro. Mesmo tendo passado todo esse tempo, algumas imagens ainda estavam gravadas na minha mente. Sinal que o filme é bom. 

Fantasmas e fotografias sempre tiveram uma relação, digamos,  “intimista”.  Todo mundo já viu ou ouviu falar de espíritos que fazem suas aparições em fotos. Isso é praticamente uma lenda mundial, que já apareceu até mesmo em games, no caso o Fatal Frame, que faz uso de uma câmera fotográfica para assustar e derrotar fantasmas. No cinema essa temática é menos explorada, e este filme coreano cobre bem essa lacuna. 

Contando a historia de um casal que após um acidente passam por estranhas situações.  Ele, fotografo, começa a perceber borrões em suas fotos, e a sua namorada começa a ter alguns sonhos bem assustadores.  Eles acabam descobrindo que estão sendo assombrados por um espírito.

Como disse antes, o filme me impressionou bastante nos cinemas, mas em sua releitura eu já não achei tão bom quanto naquela época.  Até porque é o tipo de filme que perde muito da graça depois que se sabe do mistério, e principalmente do final. Porem eu tive a oportunidade de notar como o roteiro trabalhou detalhes que trouxe fortes arrepios, assim como artifícios já manjados para provocar sustos gratuitos. 
Mesmo sendo  mais um daqueles filmes orientais com meninas fantasmas de cabelos compridos, ele merece destaque,principalmente em suas cenas finais recheadas de sustos  fechando  o filme com um final perturbador. Para mim uma das melhores definições do que venha ser um “encosto”.

IMDB:  7,1
NOTA: 8/10
Recomendado para quem curte terror asiático.




Espíritos 2 – Você Nunca Está Sozinho
Alone - 2007
Nem fiquei sabendo do lançamento deste segundo filme na época. Só tomei conhecimento após um amigo muito me recomendar. Nesta seguencia, que na verdade não é seguencia coisa nenhuma.Só  aqui no Brasil que saiu com esse titulo, já que a única semelhança entre os filmes é serem dos mesmos diretores e tratar  do tema de fantasmas, mas a historia é totalmente diferente.  O nome foi apenas um pretexto para pegar uma carona no sucesso do primeiro.  Algo que vejo ser desnecessário, pois este é tão bom quando o seu suposto antecessor.

A premissa deste “ Espíritos” é também  muito interessante.  A relação com gêmeos já gera um bom motivo para fazer filmes tensos, agora imagine gêmeos siameses. A ligação é ainda maior. Nesta trama, uma moça tailandesa tem que voltar para o seu país de origem para resolver problemas de saúde de sua mãe, e acaba tendo que lidar também com problemas de seu passado. Atormentada por sua irmã já morta ela começa a perceber a presença da falecida em todo lugar o tempo todo.  Para resolver essa bizarra situação ela terá que lidar com lembranças já esquecidas.

O filme conta com um roteiro inteligente que privilegia mais as cenas de tensão do que situações para provocar puramente sustos. Claro que ainda tem os famigerados e previsíveis clichês dos filmes de terror, mas que são totalmente aceitáveis, considerando que, também produção tem uma preocupação estética com o longa. Fazendo uso de fotografia bem elaborada que traz cores frias nas partes que mostram o presente da personagem e cores quentes com tons de sépia para ilustrar seu passado, tentando assim passar sentimentos como tristeza, saudades, alegria e nostalgia através de tons e texturas que combinam bem os filtros escolhidos para captação das imagens para cada situação. Destaque também para os talentosos atores que são responsáveis por grande parte da qualidade do projeto.

Tão bom quanto o “primeiro” este herda também as características de qualidade e de uma boa historia com um final surpreendente para ficar marcado na memória. 

IMDB: 6,4
NOTA: 8/10
Recomendado para quem curte bons filmes de terror.



3 comentários:

  1. Esse cartaz do 2 é bizarríssimo, vou ver. Nem tinha conhecimento dessa franquia, acho que os filmes asiáticos de terror que eu vi nunca me agradaram muito, mas foram poucos e sem compromisso que eu vi, nem lembro dos nomes.

    Lembro que o melhorzinho era uma namorada morta que não deixava o cara em paz, e ele aparece com as costas toda envergada e ela em cima dele, um verdadeiro "encosto", hehehe. Não sei se é um desses filmes deste post.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é uma franquia. Somente aqui no Brasil que o segundo filme foi lançado assim, para aproveitar o sucesso do filme anterior. Mas os dois são muito bons. Vale a pena ver o segundo também.

      Este que você lembrou é o primeiro. Outro ótimo filme.

      Valeu pela visita Victor !!

      Excluir
  2. Espíritos 1 - parece que vai ser bobo...a mesma história..alguém que é atropelado e volta para matar e conviver com os amigos que deixou e ficar perto das pessoas que não fizeram nada com o seu corpo (deixaram na rua atropelado) ...
    Espíritos 2 - é outro bobo, irmãs juntas que mesmo que uma morre não desgruda da outra....Chamon

    ResponderExcluir