Marcadores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Suspiria

Assisti Suspiria as 7:00 de uma manhã de domigo. Ia descer para correr, mas resolvi conferir este filme que venho há tempos aguardando para ver.

Eu confesso que esperava mais. Suspiria era o tipo de filme me me dava medo sem nem eu mesmo ver. Sempre que eu ouvia falar sobre ele, era relatos acompanhados de temor e admiração. Logo assisti com a expectativa altíssima. Talvez por isso  eu não tenha ficado um pouco decepcionado com o filme.  

Mas claro, reconheço que é um clássico. Cheio de pontos negativos e positivos:

Os negativos são até justificáveis. Devido a época, muitos efeitos especiais ficaram realmente fracos, bem estilo Chapolin. A cena do morcego no banheiro então chegou a dar vergonha alheia. Voltei algumas vezes para ver se conseguia encontrar os fios que seguravam aquele morcego. O sangue estilo vermelho esmalte também deixou tudo muito artificial, mas isso é até justificável devido a estética abordada. Já o roteiro e bem raso. Apesar de ficarmos perdidos até quase o final do filme tentando entender o que se passava na mansão, o que de certa forma contribui bastante para o clima de mistério, a não revelação do assassino da primeira moça, assim como os demais mortes no final do filme gera um pouco de frustração. Eu cheguei a acreditar que aquele ser que roncava seria uma espécie de besta fera, invocada pelas bruxas para vigiar, assim como liquidar as meninas. Porem nem isso era.  E claro, as mortes, eu esperava mais mortes, mortes horrendas de me fazer ter pesadelos. 

Agora os positivos: O filme tem uma estética muito bacana. Algumas cenas com as cores saturadas principalmente destacando o vermelho ficaram ótimas. Daí entendo o sangue vermelho esmaltado. Outro ponto que destaco em muito foi a trilha sonora. Que ficou pronta antes mesmo das gravações, inclusive o diretor á usava no estúdio para causar tensão em seus atores. E realmente é um filme tenso. O Dario Argento teve o dom de tranformar simples cenas em cenas super tensas. Bastava um acender de luzes em um cômodo ao lado, para eu logo pensar: "Agora phudeu."
O lance dos passos, a chuva no inicio, até a decoração do ambiente, tudo muito artístico com diversas referencias ao artista holandês Escher, como por exemplo, a ilustração que mostra a entrada da passagem secreta. Enfim o uso exagerado de cores fortes em principalmente em tons vermelhos, cria um grande impacto visual incrivelmente delirante e sunrrealistico. Um macabro conto de fadas. 

Agora entendo porque Suspiria é um filme tão cultuado. Se eu tivesse visto com uma expectativa menor talvez poderia aproveitar melhor, apesar que ainda assim, fiquei muito satisfeito. 

Algumas curiosidades sobre o seu diretor Dario Argento: Dario é filho de uma brasileira, e iniciou sua carreira nos cinemas fazendo parceria com um dos mais conhecidos diretores italianos: Sérgio Leone, justamente em um de seus maiores classicos, Era Uma Vez no Oeste.



IMDB:  7,4
NOTA: 7/10
Recomendado para quem curte filmes tensos.

Links recomendados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário