Marcadores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

The King of Kong: A Fistful of Quarters

Filme documentario de 2007
Sabiam que existe um ranking dos melhores jogadores de  Donkey Kong? Falo do jogo original, que precedeu aos jogos do Mario da Nintendo. Este jogo foi um grande sucesso dos arcardes no inicio da década de 80. E uma organização a Twin Galaxies,  listava um ranking dos jogadores que possuía os maiores recordes do game. Este filme fala sobre estes jogadores, sobre a organização e em especial de uma disputa entre dois jogadores para atingir o recorde mundial de pontuação e se tornar O Rei do Kong. 

O documentário acompanha este grupo de jogadores desde 1982, em que a Life Magazine organizou uma reunião dos melhores jogadores num conjunto de jogos de Arcade, considerados os mais difíceis em termos de coordenação, tempo de reação, memorização, etc. Nestes quesitos destacou-se Billy Mitchell, que alcançou a maior pontuação de sempre e que permanece imbatível no início do filme. Acompanhando também a organização que verifica e valida os recordes alcançados, criada por Walter Day, e que inclui um conjunto de indivíduos que, sem qualquer tipo de compensação, despendem  horas vendo fitas de vídeo enviadas pelos melhores jogadores de todo o planeta. Em certo momento, o longa foca em Steve Wiebe, que decide quebrar o recorde de Billi Mitchell, e para isso passa a treinar horas a fio, chegando a envolver sua família nesta árdua e difícil tarefa de quebrar o recorde mundial do jogo.  

Um ponto interessante é mostrar a questão da cultura americana com relação a expressão Loser ( perdedor). Em certo momento do filme Wiebe afirma se sentir inferior, pois não tinha nada que se julgava o melhor naquilo que fazia. Assim ele decide ser o melhor naquele vídeo game, e foca sua vida naquilo. 

Este documentário não chegou a ser lançado no Brasil, quem tiver interesse tem que procura-lo pela internet. Eu achei com facilidade. Acho que o filme tem um publico bem especifico, mesmo gostando muito de games e achando a idéia do documentário bem interessante o achei arrastado e um pouco chato. Sem contar que os diálogos são super rápidos, ficando difícil até acompanhar por legendas.

IMDB: 8,0
NOTA:4,10
Recomendado para gamomaníacos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário