Marcadores

terça-feira, 26 de julho de 2011

Crítica do filme Kray

Kray - 2010
Vi alguns textos sobre este filme na época de seu lançamento, mas nenhum havia despertado o meu interesse no filme. Uma amiga chegou a me recomendar,  eu coloquei na lista, até que ele saiu como sugestão em um clube de cinema que participo, ai não teve mais jeito de escapar. Tive que ver.

Kray é uma produção russa que tem sua história ambientada no final da Segunda Guerra Mundial  em um campo de trabalho forçado na União Soviética. O longa mostra um pouco da vida nestes locais, o tipo de sociedade corrupta e em crise de valores em que se transformou  a URSS com o regime comunista. Violência, repressão, corrupção e furto é parte do cotidiano, daquelas pessoas, assim como o fascínio pelas maquinas. No caso do filme, são as locomotivas.

De certa forma Kray é um filme interessante, rico em informações, porem simplista. Faltou um pouco de ousadia na edição e em parte do roteiro, que investe tempo demais em um triângulo amoroso que pouco acrescenta  na história. Por outro lado o filme conta com boas sequências, assim como apresenta uma reflexão importante sobre um cenário e um tempo pouco explorado no cinema. 

Justamente em uma época em que as máquinas valiam muito mais que as pessoas, quando o nacionalismo justificava formas ultrajantes de exclusão social e crimes variados. Valeu as duas horas do filme porem não me cativou tanto quanto eu esperava.


IMDB: 6,6
NOTA:6/10
Recomendado para quem curte filmes estrangeiros.
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário