Marcadores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Conan - O Barbaro


Conan The Barberian - 2011

Fui aos cinemas ver Conan O Barbaro não como um fã de cinema, mas como um fã de quadrinhos. Mais especificamente das HQs do Conan que coleciono desde 1992. Desde essa época que venho esperando ver novamente o bárbaro na telona, acompanhando sua longa novela nos cinemas. 

Após o segundo filme do Conan em 1984 que vem se falando de uma possível sequencia. Desde então vem se arrastando uma novela que durou 26 anos, findando agora com o novo filme do bárbaro que reinicia a franquia.  Durante este tempo o personagem chegou a ter:


Três filmes paralelos, sendo um deles uma animação: 

 Red Sonja de 1985 ( Guerreiros do Fogo) baseado no universo do bárbaro. Kull The Conqueror que aproveitou o roteiro de Conan The Conqueror e Red Nails – Animação de 2005 com o roteiro baseado em uma clássica historia de Robert E. Howards criador do Conan.

Três Produtoras:
Warner Brothers, Nu Image/Millennium, LionsGate.

Três roteiros para o terceiro filme: 
Conan The Conqueror, King Conan: Crown of Iron e Conan The Barberian ( que conta novamente a origem do herói).

Cinco Roteiristas:
John Milius, Boaz Yakin (Duelo de Titãs), Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer (Sahara), Sean Hood.

Oito diretores:
John Milius ( Conan o Barbaro - 1982 e Conan o Destruidor – 1984) ,  irmãos Wachowski ( matrix) , Robert Rodrigues ( Sin City), John McTiernan, ( Duro de Matar 3 – 1995), Rob Zombie (Halloween), Brett Ratner (X-Men - O Confronto Final), James McTeigue (V de Vingança), Marcus Nispel (remake de Sexta Feira 13).

Oito atores foram cotados para ser Conan ao longo deste tempo:
Arnold Schwarzenegger, The Rock ( O Escorpião Rei), Vin Diesel ( velozes e furiosos), Triple H ( Lutador de Luta Livre), Gerard Butler (300), Roland Kickinger (O Exterminador do Futuro: A Salvação), Kellan Lutz (Lua Nova) e  Jason Momoa (do seriado Game Of Thrones).

Outros nomes sugeridos para compor o elenco:  Dolph Lundgren (Confronto Final)  Mickey Rourke ( Homem de Ferro 2).

Locações:  Turquia e Roma, Bulgaria, Africa do Sul.

O projeto parou mais de 3 vezes. Mas finalmente saiu agora no final de 2011. Depois de tanta espera será que valeu a pena? Para quem ficou anos na expectativa parece que não. 

Como disse antes aguardo este filme quase 20 anos, neste tempo sonhei com hitorias, sugeri atores, criei roteiros, me iludi com toda e qualquer noticia que saia sempre gerando grande expectativa, mas no final ficou um gostinho de que poderia ser muito mais. Que até eu faria algo melhor. Ou não.

Este novo Conan é baseado na arte de Barry Windsor Smith, um dos desenhistas que melhor retratou o bárbaro nos quadrinhos. Um jovem sagaz, habilidoso com o aço e extremamente forte, porem esbelto. Diferente do Conan de Arnold Schwarzenegger, este, inspirado já em outro grande desenhista, o falecido John Buscema.

Ilustração do artista Barry Windsor Smith
 
Ilustração do artista John Buscema

  

O enredo do filme não foge muito de sua origem de 1982, porem alguns detalhes é que decepciona. Mesmo sendo um tanque contracenando, Schwarzenegger, imortalizou a imagem de Conan.  Monossílabo, porem  de forma bruta, o ator australiano passou bem a ideia de bárbaro. Já Jason Mamoa ficou mais como um guerreiro fanfarrão. Antes ele tivesse se inspirado em ou outro personagem seu, o Khao Drogo da Serie Game of Thrones, bárbaro, cruel, bruto.  Mas não é só o novo Conan que é o problema, o filme em si.  Mesmo tendo um gordo orçamento, 90 milhões, o filme não agrada, não empolga. É cheio de efeitos especiais que aparecem meio que aleatoriamente, os personagens não têm carisma, e algumas sequencias chegam a ser cansativas.  O que era para ser um filme épico não passa de um filme medíocre. 

 Eu esperava muito deste projeto, esperava até mesmo uma refilmagem idêntica do primeiro. Esperava algo épico para um personagem que tem tanto a oferecer. Fiquei decepcionado.  Talvez o filme não seja tão ruim assim. Para quem não é fã do cimério pode até gostar, mas acredito que teve muito conamaniaco se retorcendo de ódio, após a exibição deste novo Conan.  Eu ainda prefiro de longe o de 1982, e ainda assim a sua sequencia de 84.

Abaixo segue o histórico de todo o projeto de pré produção deste novo Conan. A maior parte da informação eu consegui no site Cinema em Cena, que tem um ótimo banco de noticias.  Tentei fazer um apanhado de tudo e dar uma resumida, mas ainda assim ficou grande. Para quem tiver interesse, tem muita informação bacana.


IMDB: 5,2

NOTA: 5/10

Recomendado para quem não é fã dos quadrinhos do Conan.


  

Histórico da produção.

( Pesquisa realizada no site Cinemaemcena – www.cinemaemcena.com.br)
Após o sucesso de 1984 – Conan o Destruidor ainda na pele de  Arnold Schwarzenegger um terceiro filme foi planejado para 1987 com o nome de Conan The Conqueror. Porem   Schwarzenegger estava comprometido com outro projeto, e este roteiro acabou sendo usado em Kull The Conqueror, também um herói criado por Robert E. Howards criador do Conan.
Em 1985 saiu Red Sonja ( Guerreiros de Fogo ) um filme inspirado no universo do bárbaro focando em um personagem que fazia dupla com Conan. Foi um filme de menor destaque, saindo direto para a TV. 

2001
–  Warner compra os direitos de produção e escolhe como roterista e diretor John Milius o homem responsável pela direção do primeiro Conan de 1982. E ainda anuncia como produtores os irmãos Wachowski da trilogia Matrix  - Os fãs do bárbaro vão á loucura

- Arnold Schwarzenegger  manifesta interesse em voltar a ser o bárbaro, pensando em protagonizar um cimério mais maduro, seguindo a cronologia dos filmes.

Milius anuncia um possível titulo para a continuação do filme de 84. King Conan: Crown of Iron ( Rei Conan: Coroa de Ferro)

- Os irmãos Wachowski rejeita a primeira versão do roteiro para o terceiro filme do cimerio alegando excesso de violência, porem Schwarzenegger apóia Milius alegando que foi ele que deu origem ao personagem nos cinemas.

É citado o nome do The Rock junto com Arnold Schwarzenegger  no terceiro filme do Conan.


2002
Milius finaliza um roteiro mais enxuto para os Wachowski, segundo os irmão o filme no primeiro roteiro ficaria com mais de 3 horas de duração.

O enredo de uma HQ seria uma possível sinopse para o 3º filme do cinema. A historia saiu em uma publicação da Abril com o titulo “A Filha do Gigante de Gelo” A sinopse da HQ é a seguinte: após uma violenta batalha da qual Conan foi um dos poucos sobreviventes, o bárbaro vaga pelas planícies geladas da região, até ser encontrado por uma mulher - que logo se revela uma feiticeira que tem planos nefastos para nosso herói.

Outro nome é cogitado para a produção do terceiro filme do bárbaro. Desta vez é Vin Diesel (Velozes e Furiosos) substituindo The Rock. 

Cogita-se a contratação da IL&M (Industrial Light & Magic) para fazer os efeitos visuais na produção, inclusive tratando os músculos de Arnold Schwarzenegger. Já que no roteiro o personagem do bárbaro estaria cerca de 25 anos mais velho desde o ultimo filme. 

Em uma declaração o astro Arnold Schwarzenegger demonstra ansiedade para começar a gravar, logo após ficar sabendo que o roteiro já esta pronto.
Milius dá detalhes da produção quanto as armas que o bárbaro irá usar, assim como afirma que o papel do protagonista foi escrito em cima do ator Arnold Schwarzenegger. Afirmando que seria impossível filmar Conan 3 sem Arnold.

A Warner resolve engavetar o projeto devido à demora com a produção. Já que os produtores, os irmãos Wachowski não estariam conseguindo entrar em consenso com o diretor John Milius e o ator Arnold Schwarzenegger.  Chegou-se a cogitar uma versão mais “light” usando o filme  o Escorpião Rei como modelo feita pela Conan Properties mantenedora da marca.

A empresa Conan Properties desmente a idéia de uma produção “barata” afirmando que o projeto ainda esta com a Warner. 

Milius volta a falar da produção somando mais um nome ao lado de The Rock e Vin Diesel para viver o filho de Conan no filme, o personagem Kon. Segundo o diretor o lutador de Luta Livre Triple H teria as características que ele gostaria de ver no personagem. E completa com as possíveis localidades para rodar o filme: Turquia ou Croácia.
2003
Os boatos sobre o projeto voltam a esquentar. Alguns afirma que Conan 3 seria possivelmente o próximo filme dos irmãos Wachowski. John Milius começa a visitar as possíveis locações para as filmagens que seria a Turquia e Roma e a pré produção estaria programada para o segundo semestre do ano ( 2003).

Arnold Schwarzenegger reforça o seu interesse em participar da produção, vivendo mais uma vez o personagem que o consagrou nos cinemas. Porem não quer se comprometer antes de ler o roteiro.

Arnold Schwarzenegger é eleito Governador da California e aparentemente enterra de vez o projeto do 3º filme do bárbaro. Porem fontes dizem que o diretor John Milius não pensa em desistir da produção, já que muitos consideram este ser o melhor roteiro escrito pelo diretor, que também é roteirista. Então começa as especulações para saber quem assumiria a espada do cimerio.

 O Lutador de luta livre Triple H é o primeiro nome na lista do diretor John Milius para assumir o papel do bárbaro.

2004
Mais uma baixa na produção do 3º filme de Conan. Desta vez os produtores Larry e Andy Wachowski desistem de participar da produção. Após 4 anos de envolvimento eles abandonam o projeto por conta própria deixando o diretor Milius tocando o projeto sozinho.

Segundo fontes Triple H esta cada vez mais certo para assumir o papel de Conan, apesar de que o estúdio ainda não ter fechado uma data para o inicio da produção.

Segundo boatos o ator Arnold Schwarzenegger teria ligado para John Milius manifestando o seu interesse de interpletar o personagem que o consagrou nos cinemas, e teria pedido ao diretor para que o aguardasse para fazer o filme.  Os direitos da Warner estavam prestes e o filme corria o risco de mudar de estúdio.

Boatos afirmam que o diretor John Milius conseguiu o financiamento para fechar a produção e a Warner ficaria responsável apenas pela distribuição. Milius já estaria na Turquia escolhendo as locações. Não se falou nada a respeito do  Schwarzenegger.

Triple H esta cada vez mais próximo de assumir a coroa de ferro no terceiro filme do Conan. Segundo detalhes revelados por um site o roteiro colocaria pai contra filho.

2005
O diretor John Milius surpreende ao afirmar que estará fora da próxima realização que envolva o personagem de Conan. Assim o terceiro filme do bárbaro,  King Conan: Crown of Iron, fica completamente suspenso. 

Confirmado John Milius fora da próxima produção sobre o cimério. A Warner descarta seu roteiro e resolve fazer um filme totalmente novo. Robert Rodrigues ( Sin City ) assume a direção e tem a missão de escolher o novo Conan.

A Warner lança um longa animado do cimério com a clássica historia Red Nails de Robert E. Howards criador do Conan. Contando com vários atores conhecido para fazer as vozes, o longa é lançado diretamente em Homevideo.

A Warner volta a afirmar que o próximo filme do bárbaro sairá no ano seguinte ( 2006). Desta vez o roteiro estará focado na juventude do bárbaro, buscando inspiração nas primeiras historias de seu criador. 

Boatos voltam a relacionar o nome de Arnold Schwarzenegger ao do personagem Conan, trazendo euforia aos fãs do bárbaro cimério. Segundo fontes não confiáveis Conan seria o próximo papel de Arnold ao fim de seu mandato. Este estaria comprometido com dois filmes. Sendo o primeiro Conan The Conqueror e o segundo King Conan: Crown of Iron. Sim, o engavetado roteiro de John Milius que seria ressuscitado no projeto para fazer o segundo filme da nova franquia. Para completar, novamente foi falado nos nomes dos irmãos Wachowski. Estes seriam os diretores do primeiro filme. 

Warner confirma os dois próximos filmes do Conan, mas não fala nada sobre os dos irmãos Wachowski ou o ator Arnold Schwarzenegger. 

A Warner resolve dar um boot na franquia de Conan, deixando para atrás os dois primeiros filmes. O próximo lançamento teria o titulo do primeiro filme de 1982 – Conan o Barbaro. O Estudio contratou Boaz Yakin (Duelo de Titãs) para escrever o novo roteiro. A produção para o novo Conan fica agendada para o inicio de 2007, descartando assim o ator governador. Abrindo novamente vaga para o intérprete do protagonista.

2007
Após 7 anos a Warner não renova mais o contrato para trazer o personagem Conan para as telas. Com isso, terá que ser escrito um novo roteiro, um novo diretor e o bolão para descobrir quem será o novo Conan continua.

A produtora independente Millenium Films adquire os direitos de trazer o novo filme do Conan para as telas de cinema. Pretendem dar inicio nas filmagens no inicio do ano seguinte ( 2008) e vão focar o roteiro na obra original de Robert E. Howard ( criador do Conan) saindo um pouco dos filmes da década de 80.

Sai um cartaz teaser do filme com a data de lançamento para 2009.

Rumores dizem que o novo Conan pode ser Gerard Butler (300) e o diretor seria John McTiernan  de Duro de Matar de 95.

2008
Definidos os roteiristas que irão dar inicio a nova franquia do bárbaro. Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer (Sahara).

Rob Zombie (Halloween) é cotado para ser o diretor do novo filme.

Mais dois roteiristas são contratados para finalizar os escripts de produção. Finalizando os esboços dos dois primeiros.

Brett Ratner (X-Men - O Confronto Final) é mais um nome que entra para os rumores de ser o possível diretor para o filme do cimério.

Brett Ratner (A Hora do Rush 3) é definido como o diretor. 2010 é a data de lançamento do longa,a  Bulgaria é a locação das filmagens  e o orçamento da produção fica em torno de 85 milhões. 

Brett Ratner declara que ele ainda não esta confirmado como diretor. Tudo não passou de uma precipitação dos produtores. Que ele tem outros projetos na frente, mas não descarta a possibilidade.

2009
Mesmo Conan não sendo o seu principal projeto Brett Ratner acha que o ator que deveria interpletar o cimério deveria ser um ator desconhecido. O Diretor também elogiou muito o roteiro. 

Por problemas de agenda Brett Ratner esta realmente fora dos planos da produtora Nu Image/Millennium,  e eles partem em busca de um novo nome para assumir o projeto.

James McTeigue  de V de Vingança é o novo nome para assumir a direção do filme do Conan.

A produtora Nu Image/Millennium e a LionsGate que irá fazer a distribuição do longa não conseguem chegar a um consenso de quem irá dirigir o novo filme do Barbaro.

Nu Image/Millennium e a LionsGate anuncia que Marcus Nispel ( remake de Sexta Feira 13) será o diretor do filme do Conan que começa a ser rodado ainda este ano ( 2009) na Bulgária e na Africa do Sul.

Boatos afirmam que Roland Kickinger (O Exterminador do Futuro: A Salvação) pode ser o novo Conan devido a sua semelhança com o ator  Arnold Schwarzenegger.

Dolph Lundgren (Confronto Final) estaria em negociações com os produtores para fazer parte do elenco.

2010
A produção já tem a data de inicio, 15 de março ( 2010) mas ainda não se definiu o ator que fará o protagonista. Os estúdios e os produtores estão entre dois atores:  Kellan Lutz (Lua Nova) ou Jason Momoa (do seriado Stargate: Atlantis), rumores afirmam ainda ter um terceiro nome no páreo.
Mamoa é o novo Conan e Mickey Rourke se junta ao elenco para interpletar o pai do herói.

O roteirista Sean Hood é contratado para reescrever o roteiro em cima dos esboços dos roteiristas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer. Ele tem o prazo curtíssimo já que as filmagens começa em poucos meses

Rachel Nichols (Star Trek) se junta ao elenco do filme ao lado de Jason Momoa, Mickey Rourke, Bob Sapp e Leo Howard.

Stephen Lang (Avatar) será o vilão. Um comandante militar e guerreiro temível. Além de ser brilhante, cruel e bronzeado, por ter se envolvido em tantas campanhas.

Said Taghmaoui e  Rose McGowan também se juntam ao elenco.
Fotos são divulgadas do set de filmagem, mostrando Jason Mamoa como  Conan.

Mais material é divulgado sobre o filme, agora com Conan em ação. O Ator Ron Perlman (Hellboy) também se junta ao elenco.

A Lionsgate agenda a estréia do bárbaro nos cinemas para a data de 13 de agosto de 2011 nos EUA.  Buscando atingir uma faixa etária mais variada, o filme será desprovido de sexo e violência contrariando assim a sua gigantesca legião de fãs. 

Sai o segundo trailer do filme e Janson Mamoa ganha notoriedade ao interpretar Khaol Drogo na serie Game of Thrones da HBO.  Muitos fãs gostaram do personagem e criou-se uma boa expectativa com o ator na pele do bárbaro. 

2011
Sai a Data da estréia no Brasil 16 de setembro e Jason Mamoa fala de um contrato para viver o bárbaro cimério em mais 2 filmes.

2 comentários:

  1. Que texto Fabio e esse novo filme do Conan é fraquissímo, a história, a narrativa e principalmente a atuação do Jason Mamoa, ficar olhando de cima para baixo e a entonação da sua voz acabam com o filme.

    Abraços
    Luciano Dourado

    ResponderExcluir
  2. Fala Luciano!!

    Sou fanzaço do personagem Conan, por isso dediquei um tempo a escrever um bom conteúdo para o cimério. Ficou bem grande, e claro, acho que ninguem vai ler tudo, a não ser quem tenha muito interesse na situação do barbaro nos cinemas.

    Infelizmente o Conan do Mamoa ficou muito caricato.
    Até gostei do ator na série Game Of Thrones, mas aqui ele ficou bem fanfarrão.

    Espero que goste dos outros textos.
    Muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir