Marcadores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Meu Ódio Será Sua Herança

The Wild Bunch - 1969
Como já disse em outras ocasiões neste blog, western é um gênero que não me atrai. Porem o DVD deste filme estava pelo preço da locação, e eu acabei não resistindo, sendo atraído pela ótima adaptação brasileira do titulo, quanto pelo pouco que já tinha ouvido falar sobre ele. Assim achei que merecia, mesmo antes de ver, ter este filme na estante. E agora depois de visto, valeu a pena demais a compra. Mais do que um western eu adquiri um clássico.

O filme mostra a estória de um bando de fora da lei que já tivera dias melhores, e agora estão sofrendo, tanto com  velhice quanto com a mudança de seu habitat. Eles já não são mais os mesmos de outrora, assim como o oeste já não é tão selvagem como antes. Sentindo que seus dias já passaram eles resolvem “salvar a aposentadoria” em uma ultima empreitada. Porem antigos amigos que agora estão de lados opostos se enfrentarão.

No cinema o gênero pode ser dividido em 3 fases :
A primeira retrata o desbravamento da terra, a luta contra os índios e a conquista do oeste.
A segunda fase, mostra a colonização, as pequenas comunidades com suas leis dando inicio a formação do Estado.
A terceira e ultima fase é mostrada a força do Estado através do policiamento, assim como a chegada da modernização como as ferrovias. Meu Ódio Será Sua Herança pertence á esta ultima fase. Quando as leis já estão estabelecidas e a força do Estado permeia todo o território. Agora o inimigo é outro, muito mais forte e organizado.

O filme é praticamente um divisor de águas. Foi o primeiro dos faroestes a exibir a violência mais gráfica, assim como o seu roteiro é bem diferenciado dos faroestes da época. Destaque para a abertura do filme, a cena do escorpião que dá um tom totalmente poético á produção. Foi considerado o “Clube da Luta” de sua época.

Cheio de simbolismos o longa mistura toda a carga de violência e morte com grande sensibilidade e reflexão, sendo pioneiro no uso da câmera lenta para retratar a morte em filmes do gênero.  Muito mais que apenas um filme para fãs de Bang Bang Meu Ódio Será Sua Herança merece um lugar ao lado dos grandes clássicos do gênero, sendo obrigatório para os que apreciam um bom cinema.

IMDB:  8,1
NOTA: 8/10

Recomendado para quem gosta de um bom western.


2 comentários:

  1. Fala Fabinho, blz?
    O meu hd deu pau e eu perdi aqueles discos de psp que vc me emprestou. Sera que rola de vc me emprestar novamente? Um abraco.

    Cesinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cesinha!!

    Rola sim, a gente combina.

    Espero que tenha gostado do blog.

    ResponderExcluir