Marcadores

quinta-feira, 2 de junho de 2011

The Mindscape of Alan Moore

Alan Moore é um dos mais influentes artistas da nona arte. Escreveu famosas Graphics Novels, criando e revitalizando diversos personagens. Conceituado escritor, as publicações com sua assinatura atraem a atenção de milhares de leitores. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema.  Moore é um homem um tanto quanto excêntrico, conhecido como o ermitão de Northampton. Ele se auto intitula um mago, e vive recluso em sua casa, escrevendo e praticando magia.  Muitas de suas historias que foram para o cinema não obtiveram sua aprovação, já que ele afirma que escreve somente para uma única mídia, os quadrinhos. Segundo ele, somente pelos quadrinhos se consegue a interpletação desejada.

The Mindscape of Alan Moore é um documentário sobre este artista. Inicialmente era um projeto de um curta metragem que acabou gerando material suficiente para a produção de um longa de 80 minutos.  

O produção tem uma estrutura narrativa similar a uma entrevista onde tem somente a voz roca de Moore por todo o filme.  Ao abrir cartas de tarô Moore explana sobre diversos assuntos: Como a sua infância, Northampton , assuntos políticos, religiosos, arte, quadrinhos e magia. Fala de suas principais obras e seus projetos  Nada do que ele já não tenha falado antes, porem aqui, esta tudo condensado com belíssimas imagens ilustrando as palavras do artista. 

O filme é uma produção de 2005, mas muito pouco conhecido, já que não tem apelo comercial, voltado para as pessoas que acompanham os quadrinhos, mais precisamente para os fãs de Alan Moore. Não chegou a ser lançado aqui no Brasil, e eu tive extrema dificuldade de achar legendas para português, sem sucesso tive que ver em inglês mesmo. Apesar de pouco difundido no Brasil, o documentário é achado com certa facilidade na internet. 


IMDB:  7,7
NOTA: 5/10
Recomendado para os fãs de Alan Moore.

Textos relacionados:  :


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário