Marcadores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Inverno de Sangue em Veneza

Don’t Look Now - 1973
Quem curte cinema e busca entender um pouco sobre, assim como assistir o que de melhor foi feito em cada gênero, é necessário olhar um pouco para trás. Muitos filmes que podem ser interessantes nos cinemas atualmente são muitas vezes cópias baratas de grandes filmes do passado. Inverno de Sangue em Veneza  foi lançado em 1973, mesmo ano de outro clássico do gênero The Exorcist, mas diferente do Exorcista, eu nunca tinha ouvido falar sobre ele. Por indicação de um Clube de filmes que participo, tive a oportunidade de conhecer mais um clássico.


Não se engane com a fotografia “envelhecida” do filme. Recheado de suspense, crimes, para normalidade, sanidade/loucura e morte  este longa é um prato cheio para quem curte um bom roteiro. Contando a historia de um casal que perdeu a filha, eles viajam para Veneza, e lá tentam lidar com a perda da garotinha, mas coisas estranhas começam acontecer, trazendo loucura, medo, superstição  e claro muito suspense.

O Diretor britânico Nicholas Roeg estabelece com um ritmo lento o desenvolvimento de sua  misteriosa história onde o suspense é trabalhado cuidadosamente nos ambientes e em elementos estéticos, conduzindo muito bem o filme para o seu gran finale, que fica gravado por um bom tempo na memória de quem vê. Mas curiosamente, não é esta cena a que mais se destacou no filme, e sim uma cena de sexo que gerou grande repercussão na época. Acreditava-se que os atores haviam mesmo transado no set. 

Don’t Look Now é um filme complexo e cheio de simbologias, que se tornou um clássico do suspense e terror psicológico.

IMDB:  7.5
NOTA:7/10
Recomendado aos que querem conhecer os filmes clássicos.
Trailer: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário