Marcadores

domingo, 12 de junho de 2011

Túmulo dos vagalumes

Muita gente acha que desenho animado é coisa de criança. Até concordo que o maior publico das produções deste gênero seja o publico infantil, mas isso não impede que filmes com um uma temática mais séria seja disponibilizados neste formato. No Japão são produzidas animações também para o publico adulto, com enredos sérios e roteiros bem amarrados. 

Tumulo dos Vagalumes  é um detes desenhos animados, com cores fortes, traços simples e caricatos, porem com uma mensagem emotiva bem carregada. Que  torna a produção mais voltada para o publico adulto do que para o infantil. Tendo os últimos meses da Segunda Guerra Mundial como contexto, o longa conta a historia de dois irmãos que vivem em uma pequena cidade japonesa que sofre com os horrores da guerra. O desenho narra de forma dramática às mazelas que esse confronto trouxe aos civis japoneses. Focando nas duas crianças.

Baseado em uma historia real, o roteiro é bem bolado, apesar de nada excepcional. O filme já começa do final, mostrando o destino que teve as crianças, e assim vai regredindo, para mostrar como elas chegaram naquela situação. É um filme forte que apela muito para o lado emocional, fazendo engolir seco por muitas passagens. Foi através de um clube de filmes que participo que tive acesso a este desenho.Segundo esta recomendação é uma produção de grande relevância no Japão, mas muito pouco conhecida aqui no Ocidente. Grave of The Fireflies  é uma produção do mesmo estúdio que fez A Viagem de Chihiro já comentado neste blog. Por ser um filme estrangeiro de 1988, deve ser difícil achar em locadoras atualmente, eu encontrei pela internet, e não tive dificuldades para achar as legendas. Se alguém se interessar é só comentar aqui no blog.

IMDB: 8,3
NOTA:8/10
Recomendado para quem acha que desenho animado é coisa de criança.
Trailer:


5 comentários:

  1. Adoraria ver este anime que parece ser bem interessante e intenso. meu mail é g_afim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O filme é muito interessante mesmo. Se tiver oportunidade vale a pena conferir sim.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de ver esse filme obrigado micesar@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fabio,

    Muito boa a sua critica sobre o filme, uma pena que o grande público desconheça ele, só fiquei sabendo graças ao curso do Pablo.

    Abraços

    Luciano Dourado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luciano!!

      Na verdade não é bem uma crítica, foi apenas um comentário. E realmente nos tempos das animações em 3D fica dificil um desenho destes sair por aqui. Ainda mais com foco mais maduro. Infelizmente nem em vídeo acho que se encontra este filme por aqui, talvez por se tratar de "apenas" mais um desenho japones, alem da mentalidade pequena do nosso mercado de achar que desenho é coisa de criança. Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes.

      Excluir