Marcadores

domingo, 19 de junho de 2011

Paha Maa

Paha Maa é um filme finlandês que estreou em 2005 recebendo diversos prêmios em festivais principalmente ao norte da Europa. Fiquei sabendo sobre ele através de sugestões de um clube de filme que acompanho, e tive um pouco de dificuldade de achá-lo na internet, mas valeu o esforço.

Baseado em um conto de Tolstói,  Paha Haa ou Terra Congelada, nome dado nos festivais aqui no Brasil,  é um filme totalmente pessimista. Onde a ação de um individuo provoca eventos desastrosos na vida de outros, geralmente desconhecidos. Assim o diretor vai mostrando o atual retrato da Finlândia, um dos países com maior índice de suicídios na Europa.

 Lembrando muito os filmes do diretor Alejandro González Iñárritu. As ações e eventos no filme tem mais força que seus personagens, assim o foco da historia é passado de um para o outro, como pequenas historias que se iniciam através daquele evento causado pelo antecessor. Desta forma vai se formando uma rede de eventos, neste caso de eventos negativos. 

O filme começa com um ótimo professor de literatura que é despedido, assim ele chega em casa e expulsa seu filho vagabundo, este vai para a casa de um amigo e falsifica uma nota de 500 Euros, que cai nas mãos de um alcoólatra, sem antes causar danos no comercio onde ela foi passada, e assim, sucessivamente os eventos vão ocorrendo, mudando o foco, do professor para o seu filho, do filho para os donos do comercio, e do comercio para o alcoólatra, e isso não é nem um terço do filme. Muita gente ainda entra na historia, sofrendo, não pela falsificação, porque este mesmo alcoólatra apronta mais para frente. Enfim, como diz um amigo, é merda em cima de merda. Em certa parte do filme um dos personagens cita a Teoria do Caos, que acredito se resume bem este filme.

No final, mesmo se tratando de um filme bastante pessimista trás algumas reflexões interessantes, principalmente em relação á delitos  que se possa praticar, por menores que sejam eles podem causar efeitos devastadores.  


IMDB:  7,5
NOTA: 7/10
Recomendado para quem curte filmes estrangeiros.
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário