Marcadores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Capitão America: O Primeiro Vingador


Captain America: The First Avenger - 2011

Acompanhava as aventuras do Capitão America na época que a Abril Jovem publicava o titulo aqui no Brasil em formatinho. Curtia muito o universo Marvel e ainda tenho várias revistas adquiridas quando adolescente.  Apesar do ufanismo, gostava de ler as historias do bandeiroso, assim este segundo filme, feito pela Marvel me levou aos cinemas com boas expectativas, ainda que seja mais um prelúdio para Os Vingadores.

Contando a historia do herói mais patriota do universo Marvel, o filme mostra como um jovem franzino tentou de varias maneiras ingressar no exercito americano quando eclodia a Segunda Guerra Mundial. Assim ele se oferece como cobaia em nome de seu país para um soro que torna pessoas normais em supersoldados, mas um golpe do destino o transforma no único resultado positivo da experiência. Então o exercito busca diversas maneiras de aproveitar este super homem seja em campos de batalha seja diante da TV.

Já não é de hoje que os EUA não têm uma boa aceitação perante o publico mundial. Eu mesmo não sou um simpatizante da nação norte-americana, os acho por demais cheios de sim, e acredito que boa parte do mundo concorda comigo, até eles próprios. Fazer um filme que concentra toda a presunção de um país em um único homem, capaz de vesti-lo com sua própria  bandeira seria quase um tiro no pé. Mas o personagem nasceu na segunda guerra como um meio de propaganda para os americanos, e os Estúdios Marvel o aproveitou, criando uma legião de fãs em torno do herói.  Ainda assim, a opinião geral iria contra esta idéia nos dias de hoje, onde a crítica aos EUA é cada vez maior. Uma ótima idéia do roteiro deste filme foi jogar a culpa na propaganda da guerra na época, que tentando captar dinheiro para se manter no conflito criou um personagem para fazer propaganda por eles, em nome do patriotismo americano. Assim justificou aquele uniforme branco azul e vermelho, tornando mais crível a idéia de um homem lutar vestido com uma bandeira.

De uma maneira inteligente a produção evita excesso de exageros e ainda brinca com o fato da arrogância americana. Mesmo assim em algumas partes isso acaba existindo, mas não incomoda tanto.  Mesmo considerado como uma aposta arriscada pelos Estudios Marvel, o filme superou a desconfiança e o medo dos fãs, mostrando ser um filme bem feito, com um bom visual e com um bom inicio para uma franquia. 
 

IMDB: 7,3
NOTA: 7/10
Recomendado para toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário