Marcadores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tôkyo Sonata


Tôkyô Sonata - 2008

Eu nem sei por que vi este filme, acho que foi por alguma indicação, geralmente é. Mas também pelo meu gosto por filmes asiáticos, principalmente os japoneses.

Este longa acompanha a vida de uma família japonesa, mostrando os valores daquela sociedade e o papel que cada membro da família desempenha.  Uma serie de acontecimentos abala a rotina desta família, provocando em seus membros reações adversas e questionáveis. O Pai que não sabe lidar muito bem com o desemprego e sofre com isso, o filho mais velho anda sempre distante, o mais novo questiona as ordens sem justificativas do pai, e a mãe que teria que fazer o papel de agregadora do grupo, não tem forças suficientes para fazê-lo.

A idéia que o filme me passou foi à questão do respeito. Se o homem sustenta uma família, todos ali devem respeitá-lo e acatar suas ordens, sejam elas absurdas ou não. Outra coisa também que me chamou a atenção é a aparência, o individuo japonês tem que se mostrar integrado à sociedade através do emprego, de preferência o de terno e gravata. O filme fala também de mudança e como nos adaptarmos a ela, numa situação que abale a estrutura familiar o ideal é se unir, diferente do que aconteceu com eles. O Tokyo Sonata é um belo drama social. Ainda não me lembro por que resolvi ver, mas ainda bem que vi.

IMDB: 7,6
NOTA: 7/10
Recomendado para quem gosta de cinema japonês


Nenhum comentário:

Postar um comentário