Marcadores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América


Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan - 2006

Vi meu irmão passando mal de rir quando assistia Borat, e me interessei em vê-lo, até então, tinha passado despercebido, o que sabia dele era somente alguns poucos comentários a respeito.
 
Um repórter de um atrasado país viaja para os EUA para tentar aprender e mostrar os costumes do povo norte americano.Só que durante a sua viagem seus planos mudam e ele tenta incluir no seu roteiro uma motivação pessoal. Assim Borat, viaja grande parte dos Estados Unidos expondo através de situações cômicas como é preconceituosa e provinciana a mente do "americano médio".

O filme tem o formato de um mockumentary, onde o ator  e comediante inglês Sacha Baron Cohen interpreta um repórter do Cazaquistão, país que pertencia a antiga URSS. Borat é um de seus personagens em um programa da TV inglesa. Assim ele resolve criticar os EUA através das gafes de um repórter de uma cultura estranha, criando situações constrangedoras que acabam revelando comportamentos preconceituosos de anti-semitismo, homofobia, racismo e xenofobia. Cheio de cenas hilárias, algumas bem non-sense e outras que busca o constrangimento alheio para fazer graça (como Pânico na TV, mas sem ser abusivo) o filme diverte bastante, fugindo das comedias pastelão e mostrando um humor que alem de divertir faz uma boa crítica ao povo americano. Inclusive Sasha andou respondendo inúmeros processos por conta deste filme.

Atendendo de forma brilhante ao que se propõe Borat é o que se pode dizer de uma comedia inteligente, bem parecido com o que o CQC tenta fazer, e nem sempre consegue. Uma idéia que saiu da TV e virou filme com inicio, meio e fim, sem ter cara de episodio. Méritos Sacha Baron Cohen, uma das principais mentes por trás do longa.

IMDB: 7,5
NOTA:8/10
Recomendado para quem quer rir dos americanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário