Marcadores

domingo, 29 de janeiro de 2012

Vício Frenético

Bad Lieuntenant - 1992
Tinha visto o Vicio Frenético do Werner Herzog, de 2009 e gostei bastante. Só então descobri que o filme do Herzog é um remake de outro Vicio Frenético, do diretor Abel Ferrara com Harvey Keitel no papel principal. Logo fiz uma busca pelas locadoras aqui de Belo Horizonte atrás do original, mas infelizmente não achei em lugar algum, assim optei por assistir pela internet.
O tempo todo a câmera de Ferrara acompanha um tenente da policia de Nova York que se encontra mergulhado no universo das drogas e do jogo. Fazendo uso do poder que possui para alimentar seus vícios e práticas pouco ortodoxas. Ele busca a redenção prendendo os culpados por acontecimentos trágicos que envolvem uma jovem freira, ou acertando uma bolada em um torneio de beisebol.

O Vicio Frenético do Ferrara é um filme cru, visceral. Não dá para comparar com o filme do Herzog porque este fez um filme totalmente diferente, usando apenas a premissa do policial corrupto. Porem seu original é mais brutal. A começar pela interpretação de Keitel. Na minha opinião uma das melhores performances do ator, que até então eu não tinha observado muito. Ele convence bastante criando um personagem viciado em álcool, cocaína, crack e apostas, que passa o filme todo em busca de algo, sem saber exatamente o que procura. Um enigma pautado pela necessidade, pela incompletude humana.

Vício Frenético é um filme sobre um único personagem, que nem mesmo tem um nome, é apenas um Liteunant, um cargo na policia, como um tenente. Acompanhamos tudo que ele faz, vemo-lo cheirando cocaína, transando com prostitutas, abusando de viciados nas ruas, levando os filhos na escola e acordando chapado no dia seguinte para trabalhar. Um excepcional trabalho de personagem aliados a uma excelente atuação  que cria uma experiência devastadora, digna de uma viagem ao inferno do submundo sujo das cidades e seus corruptos defensores.
IMDB: 6,9
NOTA: 8/10

Recomendado para quem curte filmes de maus policiais.


5 comentários:

  1. Parece ser brutal, assistirei essa semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor!!

    O filme é muito bom, vale a pena uma conferida sim!

    A cena que ele abusa das meninas no carro é uma das melhores. Sem contar a da igreja.

    É por ai a ideia que você teve, é um filme meio brutal.

    Obrigado pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. oi...pelo nome deve ser bom o filme...mas vi o pedaço que vc colocou e não gostei..só de ter uma pessoa que tem duas caras (transa, drogas e leva filhos com a cara toda meiga para a escola) deve ser um filme que vale a pena ver...Chamon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Claudia !!
      Obrigado pela visita.

      Realmente o personagem do filme é uma pessoa trantornada, na hora mesmo que ele esta levando os filhos na escola, assim que eles saem do carro, ele aspira cocaina.

      É um filme pesado, mas vale a pena ver sim. Eu particularmente gostei bastante do trabalho do ator principal.

      Se você tiver oportunidade, assista, acredito que vai gostar.
      Volte mais vezes ao blog e comente.

      Excluir
  4. e gostei da mudança do seu Blog...bem legal...com a senha...alias sai várias vezes para conseguir colocar no seu blog....rsrss...mas agora sei colocar....rsrs

    ResponderExcluir