Marcadores

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Vida Em Um Dia

Life in a Day - 2011
Este filme é um projeto do o site Youtube  em parceria com cineasta Ridley Scott como produtor executivo e diritor Kevin Macdonald . Eles pediram para pessoas do mundo inteiro através da internet que enviassem vídeos mostrando um dia de suas vidas, no caso o  dia, 24 de julho de 2010.  Isso resultou em aproximadamente 4.500 horas de imagens de 80.000 vídeos, enviados de 192 países, e se tornou se não me engano, o primeiro documentário colaborativo.

Eu diria que, em meio ao caos de imagens, eles tentaram montar uma rotina cotidiana, dando o inicio ao dia em suas primeiras horas, pela madrugada, e assim prosseguindo, com as atividades matutinas, passando pela hora do almoço, a parte da tarde e em seguida a noite. Orientados por estas etapas mostraram diversas pessoas de diversas partes do mundo, em diversas situações. Com ótimas montagens e uma boa trilha sonora.

Em tempos que se veem filmes sobre empresas e pessoas, como por exemplo, A Rede Social, que conta a historia do fundador do Facebook, aqui não é um filme sobre o Youtube, mas um filme de youtube. Não existe poucas pessoas em evidência, mas é um retrato do mundo. São pessoas normais, com suas próprias imagens e suas vidas. 

È um projeto que deu certo, mas não deu certo ao mesmo tempo. Por demonstrar o poder agregador da internet e a capacidade de disseminação da informação. Alem de gerar arte através da colaboração mutua demonstrando a real força do principal meio de comunicação do nosso tempo. Por outro lado o filme em si ficou meio estranho, ora parecendo um documentário, ora parecendo um filme amador. Em alguns momentos se torna enfadonho. A sobreposição de imagens tem mais baixos do que altos e o roteiro se concentra em poucas historias de forma rasa. Mas é totalmente justificável pelas limitações óbvias da idéia original. Para mim foi algo bem experimental, que se usa o cinema e a internet para fazer arte. Não sei dizer bem se o filme é ruim, já que gostei mais da iniciativa do que do resultado em si.

IMDB: 7,8
NOTA: 5/10

Para quem gosta de experimentalismo no cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário