Marcadores

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Fita Branca


Das Weisse Band - 2009
Este filme ficou em cartaz um bom tempo aqui nos cinemas de BH (no circuito alternativo) talvez pela sua premiação (Palma de Ouro, Globo de Ouro e indicação ao Oscar na categoria de Melhor filme estrangeiro) e destaque em festivais.  Enrolei e acabei não vendo ele nas telonas, até que foi sugerido por um grupo de cinema que participo, então resolvi conferir mais este filme do diretor Michael Hanecke que fez também Violência Gratuita e Caché.

Através da narração de um personagem o publico fica sabendo de trágicos acontecimentos que se sucedem em uma aldeia alemã. Enquanto tentam entender o que esta acontecendo àquelas pessoas tem que lidar também com suas crises internas, como confronto entre pais e filhos, protestos sobre as formas de trabalho e relacionamentos amorosos. Assim o filme apresenta a comunidade, sua forma hierárquica as pessoas que comandam o local e a relação entre elas.

Não sei se foi o cansaço, se foi o local que eu estava (na casa da minha mãe, onde geralmente assisto a maioria dos filmes) o clima, o meu estado de espírito, a minha mãe, (que começou a assistir comigo e a meter pau no filme) ou a falta de interesse, enfim, não sei por que não entendi nada do filme, e hora nenhuma consegui me concentrar na historia. Achei o filme péssimo e torcia o tempo todo para que ele acabasse. Engraçado que estava com uma boa expectativa para vê-lo. Como disse antes, tinha pretensão de assistir nos cinemas, mas não funcionou em casa. Não naquele dia, não naquela hora. Talvez eu deva rever o filme para uma nova releitura, uma nova chance. Creio que o filme mereça.

Mas voltando a falar sobre do longa em si, a historia é tipo uma alegoria  sobre o nazismo e o fascismo. Focando uma pequena aldeia alemã o filme mostra como a sociedade no inicio do século passado era hipócrita. Mascarando suas transgressões em valores morais e religiosos. Tocando em temas ainda atuais hoje em dia como o extremismo religioso. Deve-se notar também que aquelas crianças mostradas no filme seriam futuramente os adultos que apoiariam a formação do Nazismo. Hanecke tenta mostrar a formação do caráter daquela geração que finalmente levará o Nazismo ao poder.

Na parte técnica, o filme merece destaque na fotografia em P&B mostrando através das imagens em contraste entre o preto e o branco a forma endurecida e arcaica daquela sociedade. Assim como o contrate do caráter daquelas pessoas.

O filme tem uma forte conotação histórica contestando valores de uma sociedade ultrapassada, relacionando com um dos maiores eventos do século passado. Teria tudo para me agradar transformando em mais um fã, mas talvez pela sua narrativa muito fria eu não tenha conseguido uma imersão com o filme e assim aproveitar tudo que ele tem a oferecer. Alias, acho que não aproveitei nada.


IMDB: 7,8
NOTA: 4/10
Recomendado para quem gosta de filmes que discute questões sobre sociologia e historia.


4 comentários:

  1. FÁ, EU NÃO CONSEGUI DEIXAR UM RECADO EM OUTRO LUGAR....
    ENTÃO, VAI AI MESMO.....RSRS

    OLHA ESSE LINK: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/12/morre-aos-98-anos-joe-simon-criador-do-capitao-america.html

    EU NÃO SEI SE VC JÁ VIU.....

    ResponderExcluir
  2. Que pessimo a Morte do Joe Simon. Ainda não sabia.

    Você só esqueceu de colocar o seu nome ( rsrs)

    ResponderExcluir
  3. bem...eu coloquei anônimo pq eu quero falar com vc quem eu sou...rsrs
    mas sou uma pessoa que te chama de "Fá"

    ResponderExcluir
  4. quer dizer NÃO quero falar com vc quem sou

    ResponderExcluir