Marcadores

domingo, 18 de setembro de 2011

Namorados Para Sempre


Blue Valentine – 2010
Em uma discussão sobre o filme (500) Dias Com Ela, foi citado este filme. Coincidentemente ele ainda estava em cartaz nos cinemas, então aproveitei a oportunidade para conferir a indicação.

Para aqueles muitos que alguma vez já sofreu por um amor rejeitado na vida, com certeza vai se identificar muito com esse filme. Assim como me identifiquei muito com [500] Days of Summer por viver uma paixão arrebatadora, me encontrei também em muitas partes de Blue Valentine por viver um relacionamento que fracassou.

O filme mostra um casal em crise, que estão prestes a se separar, enquanto são mostrados flashbacks de quando eles se conheceram e decidiram se casar.  No filme é mostrado o inicio é o fim. O meio, a gente já sabe, é igual ao de todos os casais, rotina.

Felizes são os que nunca tiveram uma decepção amorosa. Ou não. Penso que a grande maioria passou por isso. Principalmente quando o sentimento nasce forte, mas perde a força com a pressão da rotina e as diferenças do casal. Até quando tudo é lindo e maravilhoso? Até quando dura o “nosso para sempre”? Essas são perguntas que este filme traz, para nossa refletxão. Acho que assumir uma vida a dois é também saber aceitar as diferenças do outro. Mas até quando? A paixão passa, e se a gente não aprende a amar a pessoa durante tempo o que chama arde, depois que a ela se apaga fica difícil suportar aquele convívio. Os defeitos ficam mais explícitos, a voz mais irritante, a presença mais indesejada, enfim, tudo fica ruim, e se passa a olhar mais para fora do que para dentro de casa. Penso que quanto mais se ama mais se torna fácil aceitar o outro, se não existe amor, o outro fica quase insuportável. E qualquer coisinha causa fortes abalos ao relacionamento chegando até a provocar rupturas. 

A produção é caprichosa, a ponto de aguardar alguns anos para a recuperação da atriz Michelle Williams que sofreu com a perda do marido, o ator Heath Ledger. Decidiram esperar o tempo necessário para que ela pudesse estar pronta para o projeto. E a espera valeu à pena. Os protagonistas estão afiadíssimos, em pura sintonia.

Tanto os momentos lindos e encantadores quanto os momentos de desgaste, de falta de sintonia e de esperança são mostrados na mesma intensidade neste filme. Trazendo ao expectador sensações como surpresa pela descoberta do amor, assim como frustração pela falta dele anos depois. Tudo filmado de uma forma precisa e honesta. Sem frases de efeitos, sem trejeitos, do jeito que a vida é, simples. Por isso fica quase impossível passar incólume por ele sem que ele mexa conosco.

IMDB: 7,6             
NOTA:8/10
Recomendado para noivos e recém casados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário