Marcadores

sábado, 23 de julho de 2011

(500) Dias Com Ela

[500] days of summer - 2009
Sabe aqueles filmes que tem historias parecidas com a sua? Que você se sente familiarizado com a situação repetindo para si mesmo: “Isso já aconteceu comigo, e era mais ou menos assim.”  500 Dias com Ela é desta forma. Uma historia normal, que acontece com todo mundo, mas talvez pela forma que se é contada, ou pela proximidade que o filme trás para quem se identifica naquela historia o torna um filme muito agradável. 
 
Não gosto de filmes de romance ou comedias românticas, mas neste acabei torcendo tanto por ela quanto por ele. Sempre que eles se separavam eu queria que eles voltassem a ficar juntos.  

Talvez por ter vivido um romance de apenas uma estação, mas tão marcante quanto o deles, eu torcia para que o final fosse diferente do meu. O filme também mostra como é estranho o amor, o relacionamento e aqueles momentos que se tornam tão eternamente passageiros mas  que marcam para sempre a nossa memória. 

A historia é simples, o diferencial aqui é a forma como é contada. Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) mostra como foi os 500 dias que Summer Finn (Zooey Deschanel)  esteve em sua vida, pontuando alguns dias “memoráveis “ do casal. A cronologia vai e volta. Hora no inicio do relacionamento, ora no final.  Como partes da memória dele. Mais ou menos como acontece conosco, quando bate aquela saudade.

Muito bem produzido e roteirizado, 500 Dias Com Ela é uma produção independente que arrecadou muito mais do que seu orçamento, se destacando entre os melhores filmes de 2009. Em minha opinião um dos melhores filmes de romance desde Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Outro destaque no filme é a trilha sonora, que casa muito bem com o possível publico do filme.  Ou seja, pessoas com as idades próximas com a do casal do longa. As musicas no filme funciona quase como um personagem, mas para quem não conhece acaba que fica boiado. Quanto aos atores, estes estão muito á vontade em seus personagens criando uma ótima química entre eles e conquistando o publico com seu carisma. 

Bem escrito, com uma direção caprichosa e protagonistas encantadores, este é, sem dúvida, uma das boas surpresas de um gênero que não dou muita atenção. Por inverter alguns papéis tradicionais no jogo da conquista, algo que reflete  bem a nossa época, [500] Days of Summer é um filme que atinge o público de diferentes maneiras de acordo com as experiências de cada um.

IMDB:  8,0
NOTA:9/10
Recomendado para meninos e meninas.
Trailer:

2 comentários:

  1. Bom post! Adoro esse tipo de filme que trata da vida como ela é. Você se identifica facilmente, pois percebe ali situações pelas quais já passou e até reações semelhantes que teve nessas situações.
    E adorei também o final do filme, por ser tão real quanto o resto. Inclusive me lembrou de um texto que li de um colunista na Revista VIP, chamado de "Nem sempre será assim", se não me engano. Facilmente encontrado na internet.

    Outro filme de romance que acho legal por me identificar bastante é a "bilogia" Before Sunrise/Before Sunset. A forma como os dois se conhecem e vão conversando é muito natural. Muita gente não gosta do filme por ser apenas diálogo do começo ao fim - mas não deixa de ser isso que acontece quando você acaba de conhecer alguém. Os filmes não fantasiam nada, não colocam trilha sonora em momentos-chave para dramatizar as cenas, não forçam momentos...

    Abraço do PhylteR do fórum OS :D

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Rafael.
    Concordo contigo quanto ao final do filme, mesmo sendo triste deu muita autenticidade para á historia. Para mim, esse final acrescentou muito para o meu gosto com o filme.

    Já ouvi falar sobre essa "bilogia" que você citou. Esta na lista, e a idéia é assistir aos dois em seguência.

    Espero que tenha gostado do blog, e que volte sempre.

    ResponderExcluir