Marcadores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rios Vermelhos 1 e 2

Rios Vermelhos - Les Rivières Pourpres / 2000
Já tinha há um bom tempo atrás prometido a mim mesmo assistir estes filmes. Cheguei a comprar os DVDs antes mesmo de conferir e saber se eram bons ou ruins. Fui mais pelo impulso de muitos amigos reverenciando os filmes e os comparando a Seven – Os Sete Crimes Capitais.

Realmente o longa tem semelhanças com o citado Seven. Rios Vermelhos é um thriller policial de horror que traz basicamente um assassino habilidoso na arte de matar e o desgastante conflito com seus implacáveis perseguidores. Mesmo se tratando de um filme francês ele se assemelha muito ás produções norte americanas, contando com todos os clichês do gênero. Mas isso não incomoda muito, já que o roteiro é inteligente e prende bastante a atenção. 

O filme começa em uma pequena cidade no interior da França onde um assassinato brutal chama a atenção de um experiente agente da policia de Paris. Assim o Comissário Pierre Niémans (Jean Reno) assume a investigação. Enquanto um jovem da policia local, o Tenente Max Kerkerian (Vincent Cassel), está trabalhando em outro caso até que  sua linha de investigação se converge com a do experiente comissário. Assim a dupla de detetives se depara com uma série de violentos assassinatos envolvendo mistérios, segredos obscuros, conspirações e nazismo. Um dos destaques do filme é a química de Cassel com Reno. Os dois estão muito bem em seus respectivos papeis. 

Rios Vermelhos cumpre com a sua principal função:  Entreter com uma história interessante, que atrai o espectador a participar da investigação juntamente com os policiais, descobrindo aos poucos as pistas, informações e revelações. 

IMDB: 6,8
NOTA:7/10
Recomendado para quem gosta de filmes de policiais com pitadas de terror.




Rios Vermelhos 2 - Les Rivières Pourpres 2 - 2004
Motivado pelo sucesso do primeiro filme, Rios Vermelhos 2  é a continuação feita quatro anos depois do primeiro. Contando ainda com um dos principais atores do sucesso anterior, o excelente ator marroquino ( pensava que ele fosse francês) Jean Reno no papel do comissário Pierre Niémans. A produção conta também com outro nome de peso no elenco, Christopher Lee, que faz o vilão.

Esta seguência herda apenas um dos personagens principais, assim como um breve dialogo com referência á sua aventura no filme anterior. Mas mantém o clima de suspense policial em uma historia totalmente diferente da primeira. Neste segundo filme Niémans está á frente das investigações de um caso com violentos homicídios em um mosteiro na fronteira da França com a Alemanha. No decorrer do trabalho de investigação, ele recebe a ajuda de Reda (Benoît Magimel), um jovem ex-aluno seu da escola de policia, além também de uma policial especialista em assuntos religiosos, Marie (Camille Natta). 

A trama envolve assuntos delicados sobre religião, eventos históricos, o Vaticano, uma temível profecia do apocalipse, e claro, seitas secretas.  Achei bem confuso o desenvolvimento do roteiro, talvez por ver os dois filmes seguidos. neste segundo, eu não estava tão concentrado quanto estivera no primeiro. O filme conta também com boas cenas de ação e as mortes aqui são ainda mais macabras que no primeiro. Porem algumas partes fazem o filme perder um pouco o seu tom de seriedade, como, por exemplo, a cena do monge praticante de le parkour. Mesmo sendo uma das melhores cenas de ação, ela se torna um pouco absurda em relação ao contexto do filme. 

Com todos os elementos típicos de um bom thriller policial, tal qual o primeiro, o filme não me agradou tanto quanto o anterior. Achei um pouco confuso, e não simpatizei tanto com os personagens. Apesar de um ser seguencia, não acho que são filmes para assistir um após o outro. Rios Vermelhos como disse, antes lembra Seven, este segundo me lembrou bastante O Codigo Davinci.

IMDB:  5,7
NOTA: 6 / 10
Recomendado para quem gosta de filmes de policiais com pitadas de terror.


Nenhum comentário:

Postar um comentário