Marcadores

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Era Uma Vez no Oeste

C'era una volta il West - 1968
Não gosto de faroestes. Mas desde que me interessei por cinema vejo o nome de Sergio Leone sempre relacionado a qualidade e a clássicos. Sei  também que filme bom é independente de gênero. Assim, de tanto ouvir falar de Leone e de Era Uma Vez no Oeste, coloquei na minha  lista e finalmente vi.

 Sergio Leone havia acabado de terminar a trilogia dos dólares (Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito ) e estava cheio de moral quando a Paramount ofereceu a ele um gordo orçamento para realizar mais um filme de faroeste antes de aceitar seu sonhado projeto Era Uma Vez na America.  Assim, Leone se juntou a Sergio Donati, Bernardo Bertolucci e Dario Argento e criou um dos filmes mais emblemáticos de western. 

Com Charles Bronson no papel do mocinho e  Henri Fonda no papel do vilão. Até então Fonda  ainda não tinha interpretado vilões, isso meio que chocou a platéia, na cena quando se apresenta o vilão, quando todos percebem quem  é ele. Jason Robards e Claudia Cardinale fecham o elenco principal. 

Com o roteiro focado em uma mulher, Leone quebra outro paradigma já que os filmes de faroestes eram filmes de homens para homens, mulheres, somente em segundo plano. O ritmo do filme é lento, calculado, sempre criando expectativa para o que vai acontecer a seguir, pretendendo “criar a sensação dos últimos suspiros que uma pessoa exala antes de morrer.” Palavras do próprio Leone.  

Outro fator de destaque é a trilha sonora, mais uma parceria com Ennio Morricone que cria para cada personagem sua trilha sonora, assim antes mesmo que aquele personagem entre em cena a trilha já prepara o expectador criando todo um clima. Quando dois personagens estão no mesmo local, percebe-se a genialidade: os temas se misturam criando uma nova sensação ao escutar as músicas, aproveitando ao máximo o belo material que tinha em mãos.

Infelizmente Era Uma Vez no Oeste não teve grande sucesso comercial nos EUA na época de seu lançamento. Mas veio na posteridade se tornar um dos grandes clássicos de Western dando seguência  a mais um filme Quando Explode a Vingança.

Seja fã de faroeste ou não, este é um daqueles títulos indispensáveis para quem quer conhecer a boa história do cinema.

IMDB: 8.8
NOTA: 9/10
Recomendado a todos que querem conhecer os grandes clássicos.
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário