Marcadores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Confissões de uma Mente Perigosa


Confessions of a Dangerous Mind - 2002
Direto eu via este filme na estante da locadora, sempre atraído pelo roteiro de Charlie Kaufman, que escreveu Quero Ser John Malkovich e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Porem o filme marca a estréia do ator George Clooney como diretor e isso sempre me deixava com o pé atrás. Acho um exercício de narcisismo um ator se auto-dirigir. Mas é besteira minha, e já parei com isso. Graças ao Sean Penn. Outro motivo que recusava esse filme nas prateleiras era sua sinopse. Não conseguia engolir uma historia baseada na biografia de um homem que alem de criar programas de TV era agente secreto da CIA nos inicio do século passado. Ai a locadora fechou, aproveitei a oportunidade para adquirir alguns DVDs e Confissões de Uma Mente Perigosa veio junto. Ai não tinha mais como fugir.

Como disse antes, o filme é baseado na biografia do homem que baixou o nível dos programas da TV americana.  Provavelmente uma forte inspiração para o nosso conhecido Silvio Santos. Foi Chuck Barris que propôs os primeiros programas de calouros, onde tudo era feito ao vivo. Outra de suas criações foi uma versão de Namoro na TV. Em sua biografia alem de contar sobre como criou esses programas, ele também confessa que foi um agente da Agência de Inteligência dos EUA.  Quando vi o filme, pensei que fosse invenção da mente louca do Kaufman transformar um apresentador de TV em um pseudo James Bond. Mas o buraco é mais embaixo, isso faz parte de sua biografia, que inclusive é confirmada em outras entrevistas pelo próprio Chuck Barris. Se é verdade ninguém sabe, já que tudo pode ser mais um de seus truques para atrair a mídia. E o filme deixa essa duvida transparecer sutilmente.

George Clooney inicia muito bem sua carreira como diretor. Me lembrando muito o estilo dos Coen.O protagonista também vai muito bem. Confesso que não me gostava muito de Sam Rockwell, mas neste filme ele esta muito carismático. O longa conta com outros nomes bem conhecidos como Julia Roberts e o próprio Clonney. Alem de pontas de luxo, como Brad Pitt e Matt Damon. É um filme um pouco grande mas bastante envolvente.  Mais uma perola de  Charlie Kaufman. Para um filme que eu evitava ver, ele me agradou bastante, se saindo uma ótima opção de entretenimento.

IMDB: 7,1
NOTA: 8/10
Recomendado para quem curte filmes com roteiros diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário