Marcadores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Super 8


Super 8 - 2011
O cinema homenageando o cinema. Spielberg  praticamente recriando as clássicas aventuras adolescentes.  JJ Abrams homenageando o mestre do terror GeorgeRomero. O próprio nome do filme trás referencias ao fazer cinema. Super 8 é o nome  de um tipo de fita para filmagens usada nos cinemas a parti r da década de 60.  Por tudo isso, por Spielberg recordando Os Goonies e ET oExtraterrestre, por Abrams da Serie LOST trazendo suspenses científicos, e toda o clima nostálgico oitentista praticamente me arrastou para o cinema em uma sessão de matine pouco depois do almoço, no maior climão de domingo, como nos velhos tempos. 

Na trama, um grupo de crianças esta empenhado em produzir um filme independente, e vão até uma estação de trem rodar uma cena (em um fita Kodak Super 8),  porem acontece um acidente com o trem no momento das gravações, libertando uma criatura que estava em poder do exercito.  Após o acidente estranhos acontecimentos começam a aparecer na cidade. Buscando desvendar o mistério por trás da criatura, as crianças ainda devem lidar com a incompreensão dos adultos, com o surgimento de interesses amorosos entre eles e, claro, com as dificuldades de se rodar uma produção independente.

O destaque do filme é a trupe mirim, cheia de atores desconhecidos, com exceção da menina Elle Fanning que  13 anos de idade ela já se firmou como uma das grandes atrizes de sua geração. Até agora, ela participou de impressionantes 33 filmes e séries de TV. Acompanhando os meninos nas suas dificuldades familiares, na produção do filme, e ainda com os acontecimentos que mexe com a rotina da cidade, o roteiro mesmo sem idéias inovadoras, resgata a essência do cinema  conduzindo com facilidade  o espectador através da historia . Contando com uma boa carga de aventura, drama e emoção.

Mesmo cheio de clichês e homenagens a filmes e diretores passados, Super 8 é uma aventura totalmente original, sua historia não tem origem em quadrinhos, musicas, historias reais, seguencias de outros filmes ou remakes de filmes já feitos. Nos dias de hoje uma historia de aventura totalmente inédita no cinema, por mais que seja previsível é de certa forma notável. Gostoso de assistir, tanto pela época retratada, finalzinho da década de 70, quanto por ter pré-adolescentes como protagonistas. Sem soar bobo, ou infantilizado.

IMDB: 7,4
NOTA:7/10
Recomendado para quem curtia assistir as Sessões da Tarde ou Cinema em Casa, comendo Milhopan e tomando Kisuco de guaraná quente no sofá da sala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário