Marcadores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sem Limites

Há pouco tempo atrás fiquei sabendo sobre alguns comprimidos que aumenta de forma significativa a capacidade de concentração das pessoas. Essas pílulas ficaram conhecidas como as pílulas da inteligência pela suposta capacidade mental que elas trazem aos seus usuários.

Sem Limites é um filme cujo roteiro gira em torno de um homem que faz uso e uma pílula assim. Claro que na ficção a droga é muito mais potente e abre muito mais a mente, dando mais “poderes” ao seu usuário. Nas próprias palavras dele: “ Agora sim, eu posso ver tudo”.

Estava indeciso quanto a ver este filme, mas a sinopse me deixou cativado, antes mesmo de vê-lo, fiquei á sonhar com as capacidades que uma pílula assim traria.É uma idéia que mexe com o imaginário de muita gente. Se tornar inteligente a ponto estar preparado para aproveitar as melhores oportunidades antes mesmo que elas aconteçam. Conhecer tudo, saber de tudo, falar diversas línguas, enfim, ter uma capacidade mental superior e ilimitada. Claro que ai existe seus efeitos colaterais e questões éticas, para que não se torne algo muito mágico, mas mesmo com algumas situações adversas, muita gente ficaria tentada a experimentar uma pílula assim. 

Bradley Cooper em uma de suas melhores interpretações faz o papel de Eddie Morra, um escritor pé rapado que vive sem muitas perspectivas de vida. Ele é desleixado é preguiçoso, um loser, como diz os americanos. Eddie vê sua vida se transformar totalmente quando faz uso de uma certa pílula que aumenta a capacidade de conexão dos seus neurônios, dando condições de usar o seu cérebro em 100%. Ele muda de vida e passa a criar oportunidades cada vez melhores, assim chamando a atenção de quem não deveria. Sem contar os efeitos colaterais que esta droga traz ao seu organismo.

Com essa promissora idéia o roteiro logo envolve o expectador, mesmo com algumas incoerências. Tornando perdoáveis suas falhas devido à originalidade de suas idéias.  A produção conta com a direção de Neil Burger  que também fez O Ilusionista. Aqui ele também faz muito bem o seu trabalho. Com sequências inovadoras e ângulos ousados o diretor passa bem a tensão que rola em muitas cenas. Apesar de que de algumas vezes se tornar um pouco exagerado. A fotografia destaca bastantes diferenciando os momentos do usuário sob o efeito da pílula e sem o seu uso. 

Limitless foi uma grata surpresa. quando saiu nos cinemas eu praticamente ignorei, só me interessei um tempo depois quando li sua sinopse, assim acabei “comprando” pela internet, Acredito que em breve deve estar disponível em DVD aqui no Brasil. Com uma premissa inovadora, o filme entretém, mas ficou aquela sensação que poderia ser melhor.

IMDB:  7,3
NOTA: 8/10
Recomendado para quem curte filmes com idéias inovadoras

Links recomendados com textos sobre o filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário