Marcadores

domingo, 1 de janeiro de 2012

Incêndios

Incendies - 2010
Este foi um filme que eu quase deixei de ver. Primeiro nos cinemas, quando saiu por aqui fiquei naquela de que iria ver quando tivesse tempo ou companhia. Resultado:  O filme saiu de cartaz e eu não vi. Então fiquei de alugar um dia qualquer, porem dando uma olhada nos releases que estavam saindo pela internet acabei me deparando novamente com ele, ai resolvi conferir. Este filme foi indicado na categoria de melhor filme estrangeiro para o Oscar de 2011.

Após o falecimento de sua mãe, um casal de gêmeos recebe 3 cartas no testamento, que devem ser entregues uma para seu pai, uma para seu irmão mais velho e a terceira para ambos, que deverá ser aberta após a entrega das duas primeiras. Porem, os jovens desconhecem a existência do pai e muito menos do irmão. Assim partem para o Líbano em um trabalho de detetive para reencontrar seu pai e seu irmão, atendendo assim o ultimo desejo de sua mãe.

O longa abre com uma com uma sequência arrebatadora ao som do Radiohead, só ai já valeu o filme para mim.  A narrativa se divide em dois tempos, e isso me deixou confuso, ainda mais agravada pela semelhança entre mãe e filha. Mas aos poucos fui me acostumando e me interessando pela busca dos irmãos. A reviravolta no final é o grande momento do filme, apesar de vir dando pistas pelo meio do caminho. No final, me deixou refletindo sobre aquela situação maluca.

Incedies é um filme duro, com uma trama cheia de revelações que são feitas de maneira integrada à estória que está sendo contada e na medida em que vemos a guerra civil instalar-se no Líbano, culminando em um final desesperador, de dar nó na garganta.

IMDB:  8,2
NOTA: 8/10

Recomendado para quem gosta de filmes com contexto no Oriente Médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário