Marcadores

sábado, 2 de julho de 2011

O Morro dos Ventos Uivantes

Wuthering Heights - 1992
Interessei em ver o filme logo após ler o livro. Até então, não tinha nem tomado conhecimento sobre o filme. Tinha por Morro dos Ventos Uivantes apenas um titulo legal, desconhecendo qualquer outra mídia a respeito. Após ler o livro, descobri que foram feitos inúmeras adaptações para o cinema, uma opera e um musical com a musica da cantora Kate Bush, Wuthering Heights  que foi regravada pelo Angra no álbum Angels Cry ( Uma das melhores musicas do álbum)
Assisti o que eu acredito ser a ultima adaptação do clássico inglês. Feito em 1992, O Morro dos ventos Uivantes segue o roteiro de acordo com o romance do livro. Uma historia de amor cego, ódio eterno e vasta vingança.
Como assisti o filme um dia depois de terminado o livro estava com a historia bem fresca na cabeça e pude perceber o quão pobre foi esta ultima adaptação em relação ao livro. Claro que adaptações assim sempre perde em conteúdo para suas contra-partes literárias, mas este, mesmo contando com ótimos atores não passou a mesma intensidade do livro. Alem de furos no roteiro que chegou a enrubescer de vergonha. O livro não é grande, poderia ter dedicado mais alguns minutos do filme para explicar algumas partes, já que o longa não chegou a 120 minutos.  Pode ser que outras adaptações tenham se saído melhor que esta.

Para quem teve contato primeiro com o filme talvez não sinta tanta aversão à adaptação, mas para quem conhece a historia, e ainda na minha condição tinha acabado de terminar o livro, esta adaptação deixou muito a desejar.
Algumas informações sobre o filme para melhor identificar de qual versão falo:

Título original: (Wuthering Heights)
Lançamento: 1992 (EUA)
Direção: Peter Kosminsky
Atores:
Juliette Binoche, Ralph Fiennes, Janet McTeer, Sophie Ward.
Duração: 102 min
Gênero: Drama

Mais um exemplo de que a adaptação não consegue agradar tanto quanto sua versão literária.

IMDB: 6,6
NOTA: 6/10
Recomendado ler o livro, ver o filme e ouvir a musica. Nesta sequência as mídias irão ter muito mais sentido e sem mais compreensíveis.
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário