Marcadores

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sangue Negro



There Will Be blood - 2007

Passou batido na época do seu lançamento. E confesso que fui um pouco preconceituoso por se tratar de uma história sobre companhias de petróleo americanas. Achei que o filme fosse burocrático e enfadonho e acabei julgando antes mesmo de ver.  Mas com toda a repercussão que teve percebi que não tinha como fugir, que uma hora ou outra eu teria que vê-lo. E a certeza era tão grande que acabei comprando o DVD e deixei aqui na estante, aguardando o momento certo. Ele finalmente chegou.


Tudo começa na escuridão de uma mina, e como que se brotado, ou melhor, cuspido pela “Terra” Daniel Plainview descobre ouro e prata. Após levantar uma grana ele junta alguns homens e dá inicio as escavações até que por acaso acha petróleo. A partir dai ele mesmo se auto intitula um produtor de óleo e sai em busca de mais poços onde consiga fazer o petróleo jorrar. Em uma trajetória insana em busca de riqueza e poder, pela simples e pura ambição, Plainview sufoca cada vez mais sua humanidade a ponto de dizer em certo momento do filme que seu maior sonho é se isolar do mundo vivendo consigo mesmo e com sua riqueza. 


Com pleno domínio de narrativa e mantendo sempre uma direção elegante Paul Thomas Anderson faz de Sangue Negro praticamente um clássico moderno sendo prestigiado tanto pelo público quanto pela crítica. Graças a uma exima direção de arte associada a uma fotografia exuberante, ele cria cenas idênticas ao material de pesquisa da época, criando assim uma realidade não muito distante do que foi a vida no sul dos EUA no inicio do século passado. 


Mas o grande destaque do filme é o ator Daniel Day Lewis, que em memorável atuação cria um personagem complexo e marcante. Outro destaque do elenco é o pequeno Dilon Freasier que tem uma ótima química do Day Lewis. 


Nascido para ser um classico, Sangue Negro é filme longo, são quase 3 horas de projeção que por alguns momentos parecem se arrastar, mas em outros o tempo avança quase sem se perceber. Tem como pano de fundo a maior riqueza do nosso tempo,  mostra de forma épica a e ascensão de um magnata do petróleo e sua luta pelo controle de corações e mentes em busca de poder.  


IMDB: 8.1

NOTA: 8/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário