Marcadores

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cosmópolis



Cosmópolis - 2012
Este ano me dediquei em ver toda a obra do polemico diretor David Croneberg, que teve dois filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2012. Cosmópolis, seu ultimo trabalho, é uma obra de difícil “digestão” baseada em uma adaptação muito fiel do livro homônimo de  Don Delillo, e  roteiro do próprio Croneberg.

Eric Park, um milionário que tem um único desejo, cortar o cabelo. Uma atividade normal para qualquer mortal se ele não teimasse em cruzar uma Nova York distópica e socialmente caótica e problemática em sua limusine high tech. No trajeto Packer tem diversos encontros oportunos ou não, como reuniões de negócios, sexo, observações filosóficas, e até mesmo um exame clinico que inclui um desconcertante exame de próstata no qual o protagonista trata com extrema trivialidade. Isso tudo sem sair do carro.

Alienação, ambiguidade, isolamento, sexo e morte permeia toda a trama conduzida de forma extremamente competente pelo diretor, mas isso não facilita a compreensão do expectador que tem cenas vomitadas á sua frente, muitas vezes sem que haja indicação de um significado especifico nos acontecimentos mostrados. 

Em algumas passagens o texto é praticamente transposto para a tela, o que deixa o filme extremamente lento e enfadonho. Características semelhante também ao protagonista que se mostra sempre apático, totalmente alienado ao mundo a sua volta. Desempenho que Robert Patirson atinge sem esforço. O filme também conta com um elenco de atores experientes que aproveita ao maximo o curto tempo de tela que o roteiro oferece.

Cosmópolis é um filme que exige do expectador, por se tratar de uma obra cansativa as chances de se desinteressar são grandes. Permeado por filosofias sobre dinheiro, ambição, sexo e poder, tudo isso exposto de uma forma singular e desagradável. Um filme bem diferente, talvez o mais, de um diretor que é conhecido por fazer filmes estanhos. 




IMDB: 5,3

NOTA:  4/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário